A cidadania moderna - ou seja, a integração das pessoas no governo, via participação política; na sociedade, via direitos individuais; e no patrimonio coletivo, via justiça social - continua sendo aspiraçáo de quase todos os países, sobretudo os que se colocam dentro da tradição ocidental [...]. Simplificando muito, pode-se dizer que o processo histórico de formação da cidadania no Ocidente seguiu dois caminhos, um de baixo para cima, pela iniciativa dos cidadãos, outro de cima para baixo, por iniciativa do Estado e de grupos dominantes.
* Com base na citação acima, descreva como se deu a Proclamação da República, identificando qual dos caminhos foi seguido pelo Brasil no processo de formação da cidadania.
Resposta: a Proclamação da República se deu devido cidadania moderna, via participação política (social, por direitos individuais) e via justica social (patrimônio coletivo), tendo dois caminhos, um de baixo para cima, por iniciativa dos cidadãos, e de cima para baixo, por iniciativa do Estado e por grupos dominantes, com maior poder político. No caso no Brasil, atualmente, o grupo dominante predomina, com o poder político.
Gustavo Silveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário