quinta-feira, 20 de julho de 2017

O GOVERNO CONSTITUCIONAL - GETÚLIO VARGAS




Trabalho dos alunos: Mateus Villarinho Uchasky, Lenon Feijó
Turma C4/2017

                                         O GOVERNO CONSTITUCIONAL – G. VARGAS

1- O que foi promulgado e como foi eleito G. Vargas em 1934?



R- Em 1934, a Assembleia promulgou uma nova Constituição e elegeu, por voto indireto, Getúlio Vargas como presidente. A nova carta garantiu o princípio federativo. Contudo, ao Estado Nacional foi assegurada uma maior influência nas esferas econômica e social.


2- O que defendia e quais ideias defendia a AIB? Como eram conhecidos os seus adeptos? 


R- A AIB defendia um Estado integral, forte, centralizado e corporativista. Antiliberal e antissocialista, o integralismo divulgava ideias autoritárias, moralistas e nacionalistas. Seus adeptos, conhecidos como "camisas verdes".


3- Quem reunia (fazia parte) o que condenava a ANL? O que Getúlio fez com a ANL? 

R- Essa frente ampla de esquerda reunia socialistas, comunistas, democratas e a ala esquerda tenentista, condenando o fascismo, o imperialismo e os latifúndios. Vargas tentou esvaziar a ANL, que logo foi colocada na ilegalidade com a Lei de segurança Nacional.

4- O que organizaram, em protesto ao fechamento da ANL? O que aconteceu com Olga Benário? Explique. 


R- Em protesto contra seu fechamento, líderes da Aliança, ainda em 1935, organizaram um levante contra o governo em vários estados da federação. Tratava-se de uma quartelada tenentista sob o comando de Luís Carlos Prestes, a qual resultou um fracasso, com uma rápida reação do governo.

   Os principais líderes foram presos. A esposa de Prestes, Olga Benário (1908 - 1942), alemã de origem judaica, foi entregue a Gestapo e deportada para a Alemanha

5- O que aconteceu, em 1936, com a decretação do estado de sítio? Explique.


R- Em 1936, foi decretado o estado de sítio. Parlamentares foram presos e comunistas, perseguidos. Pregava-se, cada vez mais, a necessidade de um governo forte. Crescia o poder do governo Vargas e estimulava-se o medo anticomunista na imprensa por meio da "ameaça vermelha".


6- O que foi o Plano Cohen? Para que serviu?


R- Falso projeto comunista que visava a tomada do poder. Serviu de pretexto para um Golpe de Estado


7- O Estado Novo. No que se inspirava o Estado Novo? O que foi suspenso? Por meio do que Getúlio passou a governar?


R- O novo regime ditatorial ficou conhecido como Estado Novo, nome inspirado pela ditadura de Antonio Salazar, em Portugal. A inspiração nos regimes autoritários europeus era nítida. as eleições e liberdades civis foram suspensas e os parlamentos, dissolvidos. Todo poder passou ao Executivo, que governava por meio de decretos-leis. Ação Integralista, que apoiou o golpe, foi fechada no início de 1938, pois não podia haver concorrência ao poder Estado.



8- Qual era o caráter do Estado Novo? No que apostava?



R- O caráter do estado Novo era autoritário. Falava nos "interesses da nação", na "colaboração nacional". Era ainda intervencionista e centralizador. Apostava em órgãos técnicos estatais, proibia as greves  e promovia perseguições
















quarta-feira, 19 de julho de 2017

Lucas rolim e Mauricio neves (O GOVERNO CONSTITUCIONAL)


1- O que foi promulgado e como foi eleito G. Vargas em 1934?
R= Em 1934, a assembleia nacional promulgou uma nova constituição e elegeu, por voto indireto, Getúlio Vargas como presidente.

2- O que defendia e quais ideias defendia a AIB? Como eram
conhecidos os seus adeptos? Pág. 170
R= Defendia um estado integral, forte, centralizado e corporativista. Antiliberal e antissocialista, o integralismo divulgava idéias autoritárias, moralistas e nacionalistas. Seus adeptos, conhecidos como "camisas verdes" , sob o comando de Plínio Salgado(1895-1975), promoviam desfiles, incorporando um espirito militarista e ritualista.

3- Quem reunia (fazia parte) o que condenava a ANL? O que
Getúlio fez com a ANL? Pág. 170
R=Reunia socialistas, comunistas, anarquistas, democratas e a ala esquerda tenentista, condenando o fascismo, o imperialismo e latifúndios. Vargas tentou esvaziar a ANL, que logo foi colocada na ilegalidade com a Lei de Segurança Nacional.

4- O que organizaram, em protesto ao fechamento da ANL? O
que aconteceu com Olga Benário? Explique. Pág. 170
R=Líderes da aliança, ainda em 1935, organizaram um levante contra o governo em varios da federação. Tratava-se de uma quartelada tenentista sobre o comando de Luís Carlos Prestes, a qual resultou em um fracasso, com uma rápida reação do governo. Olga Benário, alemã de origem judaica, foi entregue à Gestapo e deportada para a alemanha.

5- O que aconteceu, em 1936, com a decretação do estado de
sítio? Explique. Pág. 170
R=Em 1936, foi decretado o estado de sítio. Parlamentares foram presos e comunistas, perseguidos. Pregava-se, cada vez mais, a necessidade de um governo forte. Crescia o poder do governo Vargas e estimulava-se o medo anticomunista na imprensa por meio da "ameaça vermelha".

6- O que foi o Plano Cohen? Para que serviu? Pág. 170
R=Falso projeto comunista que visava a tomada do poder. Serviu para fechar o partido comunista e os demais partidos, com isso não teve eleições e ele continuou no governo.

8- O Estado Novo. No que se inspirava o Estado Novo? O que
foi suspenso? Por meio do que Getúlio passou a governar?
Pág. 172
R=Foi inspirado pela ditadura de Antônio Salazar, em Portugal. A inspiração nos regimes autoritários europeus era nítida. As eleições e liberdades civis foram suspensas e os parlamentos, dissolvidos. Todo poder passou ao Executivo, que governava por meio de decretos-leis.

9- Qual era o caráter do Estado Novo? No que apostava?
R=O caráter do Estado Novo era autoritário. Apostava em órgãos técnicos estatais, proibia as greves e promovia perseguições.