quinta-feira, 21 de maio de 2015

Conceitos Básicos De História Eduarda e Josiane

1- Buscar os significados de cada um dos conceitos em duas ou mais obras e identificar as diferenças comparando e discutindo a respeito.



  • Monarquia: Monarquia é um sistema político que tem um monarca como líder do Estado.
  • O significado de monarquia é também o rei e a família real de um determinado país. Neste caso, a monarquia é o mesmo que a realeza.
 Segundo a tradição aristotélica, monarquia é a forma política em que o poder supremo do estado se concentra na vontade de uma só pessoa.
  • Republica: Na maior parte dos casos, esta palavra serve para qualificar uma forma de governo em que o Chefe de Estado é eleito pelos representantes dos cidadãos ou pelos próprios cidadãos, e exerce a sua função durante um tempo limitado.
  • Em uma República,um grupo de cidadãos,delega esse poder a um elemento designado Chefe de Estado ou Presidente da República
Uma das características mais importantes da República é a vertente eleitoral do presidente. No entanto, existem outros aspectos muito importantes, como a subordinação a leis fundamentais e à constituição (aprovada diretamente pelos cidadãos ou pelos seus representantes eleitos), que servem para regrar a vida política do determinado país.
  • Oligarquia:Oligarquia é um termo que tem origem na palavra grega "oligarkhía" cujo significado literal é “governo de poucos”
  • A Oligarquia designa um sistema político no qual o poder está concentrado em um pequeno grupo pertencente a uma mesma família.
O termo é também aplicado a grupos sociais que monopolizam o mercado econômico, político e cultural de um país, mesmo sendo a democracia o sistema político vigente. Pode ser, por exemplo, quando os militantes de um mesmo partido político ocupam os mais altos cargos do governo.

  • Democracia: Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo.
  • É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto.
Democracia é um regime de governo que pode existir também, no sistema republicano, ou no sistema monárquico, onde há a indicação do primeiro ministro que realmente governa. A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias.

  • Positivismo:Positivismo é uma corrente de pensamento filosófico, sociológico e político que surgiu em meados do século XIX na França.
  • O termo "positivo" surgiu pela primeira vez na obra "Apelo aos Conservadores", de 1855, onde Comte descreve o significado da Lei dos Três Estados
O positivismo acredita que uma teoria só pode ser tida como verdadeira se for comprovada a partir de técnicas científicas válidas.
Outra característica do pensamento positivista é a ideia de ciência cumulativa, ou seja, que transcultural, atingindo toda a humanidade, não importando em qual cultura surgiu ou se desenvolveu.
  • Revoltas:Ato ou efeito de revoltar ou revoltar-se, de provocar grande perturbação, de agitar; sedição, sublevação, motim, levante, rebelião: revolta de camponeses contra o sistema feudal.
  • Revolta é um termo que admite várias acepções. Pode tratar-se de uma alteração, de uma motim ou de um alvoroço a nível social.
Por hábito, a revolta surge de um modo espontâneo como expressão de um conflito, seja este social, económico, político, etc. As pessoas reúnem-se nas ruas para expressar o seu inconformismo (desagrado) para com uma situação e na tentativa de conseguirem uma mudança ou de chegarem a um acordo.
  • Revolução: Revolução é uma palavra com origem no latim revolutione, que significa ato ou efeito de revolver ou revolucionar.
  • No sentido figurado, uma revolução pode ser o sinal de uma transformação profunda. Ex: Depois de ter sofrido uma parada cardíaca, o seu estilo de vida sofreu uma revolução.
Uma revolução é alteração violenta nas instituições políticas de uma nação, muitas vezes alcançadas através de uma rebelião ou motim. É uma mudança radical dentro de uma sociedade, que ocorre a nível político, econômico, cultural e social, onde é estabelecida uma nova ordem, que é instituída pelas forças políticas e sociais vencedoras.

  • Guerra: Luta armada entre nações ou entre partidos do mesmo povo,guerra aberta, hostilidade declarada, constante.
  • Guerra fria, hostilidade latente, que não eclodiu em conflito armado, nas relações internacionais, especialmente entre as grandes potências.
O objetivo da guerra é assumir o controle do país ou de uma região específica, conseguindo sua independência ou para mudar as políticas do governo, onde geralmente suas causas são a ganância pelo poder e para combater injustiças.

  •  Imperialismo: Imperialismo é uma política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras.
  • Uma influência exercida de modo formal ou informal, política ou economicamente, não havendo sempre a anexação do país que recebe a influência.
Os primeiros exemplos de imperialismo como política de expansão territorial são o Egito Antigo (estado Hitita), Macedônia, Grécia e o Império Romano. Mais tarde, na Idade Média, os Turcos e o Islão foram grandes potências imperialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário