quinta-feira, 21 de maio de 2015

Letícia, Mateus Conceitos de história

 

Conceitos básicos de história


a)Monarquia:

A monarquia é uma forma de governo onde o cargo supremo de um Estado é vitalício e se designa, geralmente, através de uma ordem hereditária. Quem ocupa este cargo é o monarca, embora de acordo com a estrutura jurídica do governo ou da região, possa ser reconhecido sob outros nomes: rei, imperador, zar, kaiser, etc


b)República: 

Do latim res publĭca (“coisa pública”), a república é uma forma de organização do Estado. Na república, a autoridade máxima cumpre funções durante um tempo
,,,,,,,,,,,,,,,,, determinado e é eleita pelos cidadãos, seja de maneira directa, seja através do Parlamento (cujos integrantes também são eleitos pelo povo).

c)Oligarquia:

Governo de poucas pessoas. Ocorre quando um pequeno grupo de pessoas de uma família, de um grupo econômico ou de um partido governa um país, estado ou município. Uma das características desta forma de governo é que os interesses políticos e econômicos do grupo que está no poder prevalecem sobre os da maioria. 

d)Democracia:

Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo.
A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal.


e)Positivismo:

Positivismoé uma corrente de pensamento filosófico, sociológico e político que surgiu em meados do século XIX na França. A principal ideia do positivismo era a de que o conhecimento científico devia ser reconhecido como o único conhecimento verdadeiro.

f)Revolta:

Revolta é um termo que admite várias acepções. Pode tratar-se de uma alteração, de uma motim ou de um alvoroço a nível social. Neste caso, uma revolta é um movimento social que se opõe a alguma figura de poder ou a uma certa medida do governo e que costuma ter um carácter violento, podendo acabar mal e ser fatal.


g) Revolução:

A revolução é uma mudança ou transformação radical relativamente ao passado imediato, que pode ter lugar em distintos âmbitos (social, económico, cultural, religioso, etc.) em simultâneo. As alterações revolucionárias têm consequências transcendentais e costumam ser consideradas súbitas e violentas, uma vez que se trata de uma ruptura da ordem estabelecida. As revoluções resultam como consequência de processos históricos e de construções colectivas.

h)Guerra:

A noção de guerra está relacionada com termos como combate, batalha, luta, briga ou confronto. Em geral, todos estes conceitos são substituíveis entre si e sinónimos embora cada um deles tenha um uso específico que se adequa melhor consoante o caso. Por exemplo, é correcto falar-se de “combate entre boxistas”, mas não de “guerra entre boxistas”.
 
 

i)Imperialismo:

Imperialismo é a poĺitica de expansão e o domínio territorial,cultural ou econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário