quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Marco e Graziele

               Pesquisar da ditadura e da corrupção 

  Exercício 1)

  • Os nostálgicos da ditadura, tanto os oportunistas quanto os desavisados de hoje, gostam de dizer que “no tempo dos militares não havia corrupção. 

  • Na democracia, é possível saber quem corrompe e quem é corrompido, pois o sistema judiciário tem mais independência em relação ao Poder Executivo.

  • Os militares não tinham interesse em deixar vazar casos de corrupção que envolviam seus aliados ou colegas de farda, justamente para não estimular a descrença nas autoridades e no poder de Estado.

  • Impedir a publicação de notícias sobre a corrupção era parte da estratégia de segurança nacional.

  • Superfaturamento, desvio de verbas, desvio de função, abuso de autoridade, tráfico de influências. Tudo isso já era bem conhecido no Brasil da ditadura.

  • Prometia dureza contra os corruptos, os militares anunciavam um reino de terror contra os opositores e de virtudes públicas.

  •  Embora não haja nenhuma denúncia de corrupção envolvendo diretamente os generais-presidentes, muitos outros militares e civis foram alvo de denúncias durante o regime militar.

  Exercício 2)


Em ato realizado no palácio do governo de São Luis(MA) no domingo (22),o Presidente Castello Branco rebateu acusações de congressistas norte Americano de que o brasil vive uma ditadura.
 O mandatário, que disse estar acostumado a “campanhas aqui movidas pelos saudosistas da corrupção e subversão”, indagou se a acusação feita no Congresso dos EUA seria “má-fé ou irresponsabilidade”.

Castello Branco disse não existir ditadura num “país em que não existe um único preso político e no qual está assegurada à imprensa completa liberdade de crítica”.


Exercício 3)




    Exercício 4)

Consumado entre 31 de março e 1º de abril, o golpe civil-militar de 1964 completa 52 anos em meio a um dos momentos mais preocupantes da história política recente. Sua atualidade não se resume nem aos gritos de “não vai ter golpe” dos manifestantes contrários ao impeachment de Dilma Rousseff nem aos extremistas que pedem nas ruas a volta dos militares.
Um dos maiores problemas já enfrentados pelo Brasil são os graves escândalos de corrupção que ainda refletem negativamente no exterior e fazem com que a imagem do país se torne cada vez mais prejudicada, afastando até mesmo investimentos estrangeiros. Além disso, os crimes relacionados à corrupção, atrasam exponencialmente todo o progresso que poderia ser alcançado pelo país a curto prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário