A história da Coreia do Norte começa quando acaba a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Neste ano os japoneses foram expulsos da península coreana pela guerrilha liderada por Kim Il Sung e forças soviéticas e estadunidenses ocuparam a área. Os soviéticos estabeleceram-se ao norte do paralelo 38 e os estadunidenses ao sul. Depois que o Japão desocupou a Coreia, ela foi dividida em dois países distintos: a Coreia do Norte, controlada pelos soviéticos (socialistas) e a Coreia do Sul, controlada pelos americanos (capitalistas).
2- Onde esta localizada a Coreia do Norte?
A Coreia do Norte é um país socialista localizado no extremo oriente do continente asiático, é banhado pelo Oceano Pacífico. Geograficamente, o país está situado no hemisfério norte oriental; limita-se ao norte com a China e a Rússia; ao sul, com a Coreia do Sul; a oeste, com a Baía da Coreia; e a leste, com o Mar do Japão. Assim como Cuba, a Coreia do Norte é um dos remanescentes países de regime socialista no mundo, em razão dessa escolha enfrenta diversos problemas socioeconômicos. Tal fato começou a partir de 1991, quando a União Soviética entrou em declínio.
3- Como é o regime político deste país? Explique.
a Coreia do Norte não é um Estado unipartidário. Possui 679 parlamentares de três partidos, além de 8 parlamentares independentes, eleitos nas últimas eleições, realizadas em 9 de março de 2014. O Partido dos Trabalhadores da Coreia elegeu a esmagadora maioria do plenário (607 parlamentares). A Frente Democrática de Reunificação da Pátria é uma coligação do Partido dos Trabalhadores da Coreia e outros dois partidos menores, o Partido Social-Democrata da Coreia e o Partido Chondoista Chongu. Estes partidos nomeiam todos os candidatos para cargos e ocupam a maioria dos assentos da Assembleia Popular Suprema.
4- No que é baseada a economia da Coréia? Quais são os principais produtos desta economia?
A Coreia do Norte tem uma economia industrializada, autárquica, e altamente centralizada. Dos países socialistas restantes do mundo junto a Cuba, com uma economia inteiramente planejada pelo governo.o setor dominante da economia norte-coreana é a indústria (43,1%), seguida pela prestação de serviços (33,6%) e a agricultura (23,3%). Em 2004, foi estimado que a agricultura empregou 37% da força de trabalho, enquanto a indústria e a prestação de serviços empregaram os restantes 63%.[13] As maiores indústrias incluem produtos militares, construção de máquinas, energia elétrica, produção química, mineração, metalurgia, produção têxtil, processamento de alimentos e turismo.
5- Pesquise e escreva explicando sobre os testes com mísseis e a bomba
H.Uma análise posterior apontou que o teste de janeiro de 2016 foi de um artefato de características inferiores a um termonuclear, e desta vez Seul e Tóquio assinalaram que ainda estão analisando os dados recolhidos para determinar se tratou-se de uma bomba H.
O teste, em qualquer caso, volta a demonstrar que a Coreia do Norte não tem intenção de abandonar seu programa nuclear apesar da pressão sem precedentes da comunidade internacional e dos recentes apelos ao diálogo de Washington e Seul.
6-Qual o papel e interesse da China na questão norte-coreana ?
A China, principal apoio da Coreia do Norte, pretende se manter à margem da escalada de trocas de ameaça entre o regime de Kim Jong-un e os Estados Unidos, sem tomar partido por nenhum dos lados. Em plena guerra retórica, o presidente americano Donald Trump voltou a pressionar a China por assumir responsabilidade na crise. Em resposta, Pequim pediu "sinais de prudência" por todas as partes.
7
7
paralelo 38, divisoria imaginaria da coreia

regime militar da coreia do norte

Nenhum comentário:
Postar um comentário