História da Coreia do Norte
1) Como surgiu o pais chamado Coreia do Norte?
Coreia do Norte começa quando acaba a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Neste ano os japoneses foram expulsos da península coreana pela guerrilha liderada por Kim Il Sung e forças soviéticas e estadunidenses ocuparam a área. Os soviéticos estabeleceram-se ao norte do paralelo 38 e os estadunidenses ao sul. Formaram-se dois países divididos que reclamavam o direito sobre toda a península, cada um proclamando ser o legítimo representante do povo coreano.
2) Onde esta localizada a Coreia do Norte?
A Coreia do Norte é um país socialista localizado no extremo oriente do continente asiático, é banhado pelo Oceano Pacífico. Geograficamente, o país está situado no hemisfério norte oriental; limita-se ao norte com a China e a Rússia; ao sul, com a Coreia do Sul; a oeste, com a Baía da Coreia; e a leste, com o Mar do Japão.
3) Como é o regime político deste país? Explique.
A Coreia do Norte é o país que possui um dos regimes políticos mais fechados do planeta.
O pequeno país asiático, comandado por um regime ditatorial desde o fim dos anos 1940, apresentou ao mundo mísseis balísticos em uma parada militar, que colocou outras nações em alerta.
O governo norte-coreano também declarou que, se fosse alvo de um ataque nuclear, responderia pelos mesmos meios. Isso ocorreu após o presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmar que conta com a China para “tratar do problema” norte-coreano. Ao longo dos primeiros meses de 2017.
4)No que é baseada a economia da Coréia? Quais são os principais
produtos desta economia?
A Coreia do Norte possui uma economia extremamente fechada e centralizada, pois seu sistema econômico enquadra-se dentro do modelo socialista. A economia é totalmente controlada pelo governo. O setor industrial é pouco eficiente em função, principalmente, dos baixos investimentos e falta de concorrência
Principais produtos agropecuários produzidos: arroz, milho, batata, soja, leguminosas, bovinos, suínos, carne de porco, ovos. Principais produtos industrializados produzidos: equipamentos militares, máquinas, produtos químicos e tecidos.
5) Pesquise e escreva explicando sobre os testes com mísseis e a bomba
H.
A Coreia do Norte afirmou ter feito um teste bem-sucedido com uma miniatura de bomba de hidrogênio, mais conhecida como bomba H.
o teste significaria que o país teria posse de uma arma, O tremor, de magnitude 5,1, foi detectado às 10h00 locais (23h30 de terça-feira em Brasília) a cerca de 50 km da cidade de Kilju, perto da área de testes nucleares de Punggye-ri.
6)Qual o papel e interesse da china na questão Norte-Coreana? (guia do estudante)
a) A guerra da coreia
A Guerra Fria dividiu o mundo em duas zonas de influência: uma capitalista, sob a liderança dos EUA, e outra comunista, controlada pela União Soviética (URSS). Sob este contexto, a Península Coreana deu origem à Coreia do Norte, sob influência da URSS, e a Coreia do Sul, alinhada com os EUA.
b) O regime Norte Coreano
A Coreia do Norte é um país comunista de partido único sob controle da dinastia Kim desde 1948. A nação é economicamente atrasada, fechada à comunidade internacional e tem seu comando baseado no culto à personalidade do atual líder, Kim Jong Un, que herdou do pai e do avô a chefia do regime.
c) O programa nuclear
O programa nuclear norte-coreano tem suas raízes na guerra da Coreia, que opôs os norte-coreanos aos sul-coreanos, aliados aos americanos. Segundo o governo norte-coreano, a produção de armas nucleares é uma resposta necessária contra a política externa agressiva dos Estados Unidos em oposição a Coreia do Norte.
D) As negociações
Desde o primeiro teste nuclear da Coreia do Norte, as potências ocidentais tentam convencer o país a abandonar suas ambições nucleares. Complexas negociações têm andamento, com os norte-coreanos barganhando benefícios como envio de petróleo e alimentos em troca do fechamento de reatores nucleares e permissão para inspeções internacionais. Mas nas poucas vezes em que as partes chegaram a um acordo, o regime norte-coreano rompeu o compromisso e deu prosseguimento ao programa nuclear.
E) A crise atual
A atual crise começou com a intensificação da atividade militar da Coreia do Norte, que passou a testar a capacidade de novos mísseis desde o início do ano. Disposto a não tolerar as provocações norte-coreanas, o presidente dos EUA, Donald Trump, que assumiu em janeiro deste ano, ameaçou uma retaliação energética em caso de um novo teste nuclear,
7) Imagem com legenda
Programa Núclear
Conselho de segurança
Nenhum comentário:
Postar um comentário